Defesas e Teses









*Da defesa mais recente em diante


Jordanah Schroder Fortes de Oliveira
(Defendido em fevereiro de 2018)

Avaliação num curso de língua estrangeira para crianças: subsídios para a prática
Resumo:
Palavras-chave: 
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Erika Alessandra Oya
(Defendido em dezembro de 2017) 

"Quanto mais cedo melhor?" Um diagnóstico sobre a iniciação bilíngue em um ambiente de aprendizagem para jovens aprendizes
Resumo:
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Luis Francisco 
(Defendido em )

Resumo:
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Helenice Aparecida de Oliveira 
(Defendido em maio de 2017)

Resumo: Educadores de todo o mundo vêm se dedicando aos estudos sobre estratégias de aprendizagem para melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos, não só de línguas, mas também, sobre a aprendizagem dos alunos de maneira geral. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo investigar como a presença do lúdico utilizado como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de línguas pode levar o aluno a praticar o novo idioma de forma prazerosa e, em consequência, de forma mais motivadora, com resultados mais proveitosos; mostrando por meio da descrição de atividades lúdicas aplicadas, que quando elas são incorporadas ao cotidiano docente podem trazer benefícios para a aprendizagem de língua. Outro objetivo que norteia esta pesquisa é analisar se há um vínculo entre as atividades lúdicas e as estratégias de aprendizagem e verificar quais estratégias podem ser alcançadas após a aplicação do lúdico. O foco principal é o ensino de língua espanhola (LE). O cenário para a aplicação desta pesquisa foi uma escola pública da periferia do Distrito Federal e o público-alvo foram alunos e professores do Ensino Fundamental II. A fundamentação teórica deste trabalho parte do conceito de Linguagem usado por Moita Lopes (1996), seus usos em vários contextos sociais e interacionais, conceitos de Bakhtin (1997; 2006), Vygotsky (1998), Almeida Filho (2010), Oxford (1991), Brown (1990); O'Malley & Chamot (1990). Amparada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e pelas Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental (OCEFs), analisei os processos de ensino-aprendizagem de língua tal como acontece na prática nas esferas da Educação Básica e a importância do lúdico como estratégia para facilitar este processo. Para isso, fiz uma pesquisa de base qualitativa com investigação detalhada das etapas da execução do trabalho feito por meio da pesquisa-ação, visto que, os professores envolvidos no processo foram agentes participantes desta pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários para alunos e professores, gravação e observação das aulas e entrevista semiestruturada.

Palavras-chave: espanhol; lúdico; ensino de línguas; ensino fundamental II.
Link de acesso: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24335



Maria Clara do Bú Araujo 
(Defendido em abril de 2017)

Resumo:Nesta pesquisa propormos Orientações Didáticas Reflexivas (ODR’s) para contos de expressão francesa no contexto da educação infantil, a fim de comprovar que a experiência de leitura literária deste tenra idade, instiga a formação subjetiva, a alteridade e a vivência com a literatura. Para tanto, apresentamos a leitura performática dos contos em francês, como um meio, dentre os possíveis, de atrair a atenção das crianças para o narrado, favorecendo, a nosso ver, a experiência de leitura. Refletiremos, inicialmente, acerca da literatura, de sua relação com o ensino, da leitura dramática e como a prática pedagógica se apresenta como aspecto relevante, na relação afetiva com a literatura. Em seguida, serão apresentadas as ODR’s para os contos selecionados, com a descrição e reflexão da aplicação de uma dessas.

Palavra-chave:literatura; formação subjetiva; alteridade; leitura literária; leitura performática;ensino de FLE.
Link de acesso: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31320


Naraina de Melo Martins Kuyumijan
(Defendido em abril de 2014)

Resumo:Esta dissertação me permitiu explorar dois eixos de reflexão. No primeiro exploro uma concepção política do bilinguismo e reflito sobre a relação entre língua e cultura/nação. Concebo que um indivíduo possa possuir múltiplas lealdades (JEFFERESS, 2012; PASHBY, 2012), ultrapassando a lógica linear entre língua e cultura por muito tempo hegemônica. Somente um olhar complexo é capaz de entender essa nova dinâmica do mundo globalizado (GARCIA, 2009; SANTOS; MENESES, 2009; MORIN, 2002, 2011). As escolas bilíngues surgem para responder a essa nova configuração do mundo e das suas relações. Diante da expansão da demanda por escolas bilíngues, amplia-se também sua missão. Mais do que ensinar duas línguas, elas também ajudam os estudantes a se tornarem “globais e cidadãos responsáveis à medida que aprendem a funcionar através de culturas e palavras.” (GARCIA, 2009, p. 9). Diante desse panorama, o bilinguismo é um assunto da atualidade, e o volume de publicações na área é o reflexo disto. Existe, no entanto, uma lacuna que nos leva ao segundo eixo de reflexão. O principal objetivo desta pesquisa é ajudar a preencher esta lacuna apresentando e analisando uma metodologia pedagógica de ensino de uma língua estrangeira para crianças. Busco entender como, com base em uma metodologia adaptada à idade das crianças e no âmbito de princípios que veem, no aprendiz, um agenciador do seu próprio processo de ensino-aprendizagem (PIAGET, 1969; FREIRE, 1977), a língua estrangeira ganha sentido e significado em um universo que se constitui, aos poucos, bilíngue. Para tanto, baseio-me na perspectiva discursiva e sociointeracionista (BAKHTIN, 1992, 2003, 2005; BENVENISTE, 2005; FARACO, 2009). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que usa a metodologia da pesquisa-ação devido ao seu caráter coformativo e espiralado (BARBIER, 2007; THIOLLENT, 2011). Concluí, ao final da pesquisa, que os códigos que regem a interação entre aprendiz e professor podem ser estabelecidos de forma a favorecer um diálogo genuíno entre os participantes. Também pude concluir que, para o ensino centrado na oralidade, a escolha do suporte adequado é relevante para atingir os objetivos desejados, sendo a imagem um recurso muito rico. Os objetivos, por sua vez, devem ser claros e fixados previamente. 

Palavara-chave: LE para crianças;Bilingüismo; Ensino-Aprendizagem; Metodologia de ensino; Oralidade; Imagens; Sociointeracionismo; Pesquisa-ação.
Link de acesso:http://repositorio.unb.br/handle/10482/17744


Rachel Machado 
(Defendido em junho de 2008)

Análise de material didático de língua inglesa voltado para crianças em um contexto local da Rede Municipal de Ensino

Resumo:A Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior do Estado de Goiás resolveu melhorar a área de ensino de inglês, entre outras medidas, elaborando e implantando um material didático voltado especificamente para a cultura das crianças nessa rede de ensino. Esta pesquisa tem como objetivo analisar esse material didático de língua inglesa, elaborado com base nas necessidades do contexto local, teorias relevantes, formação continuada de professores dentro de um programa de ensino de línguas e resultados da 1a fase de sua implantação. A pesquisa apresenta dados sobre o uso do material didático através de observações de aula, questionários aplicados aos professores de inglês da rede municipal de ensino e notas de campo coletadas a partir de conversas com diretores das escolas e funcionários da Secretaria de Educação do município em questão. Os resultados demonstram que o material didático em análise já obteve grandes avanços em relação ao foco de cultura e da abordagem de ensino de línguas para crianças e traz reflexões para a elaboração de um novo material didático que será produzido em 2009 para ser utilizado a partir de 2010 nas escolas municipais. 

Palavras-Chaves: inglês; crianças; material didático.
Link de acesso:http://repositorio.unb.br/handle/10482/4330


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